TUDO PRA VOCÊ GERENCIAR COM
OBJETIVIDADE E QUALIDADE

Com o sistema Expert você tem os melhores relatórios gerenciais e tudo para obter a melhor análise de todos os dados e serviços de sua empresa.

sistema-receptivo-turismo-relatorios

RELATÓRIOS GERENCIAIS

Um dos principais objetivos de um Sistema é ter relatórios de qualidade. Entre os vários relatórios gerenciais, podemos destacar:

Análise de resultado por ordem de serviço: receita bruta, custos de guias, motoristas, fornecedores (vouchers), taxas, despesas diversas e lucro bruto de cada venda ou reserva

Análise de resultado por agência: receita bruta, custos de guias, motoristas, fornecedores (vouchers), taxas, despesas diversas e lucro bruto de cada venda ou reserva agrupado por cliente

Análise de resultado por serviço: faturamento, despesas diretas e lucro bruto de cada transfer, passeio, restaurante, hotel, etc vendido pela agência

Análise volume de passageiros: faturamento e número de pax por agência. Média geral. Total de pax e faturamento por idioma. Quantidade de vouchers e valores de custo emitidos por fornecedor

Resumo financeiro serviço x data: a melhor forma de visualizar todas as vendas de um determinado serviço num determinado período

Relação de vendas por clientes no período: todos os serviços que um determinado cliente comprou no período bem como algumas estatísticas maravilhosas no final

Resumo consolidado de vendas: valor total vendido de cada produto ou serviço num determinado dia. Se você utiliza controle de estoque, além dos serviços turísticos, também serão exibidas as mercadorias que você vendeu no dia

Ranking de locais de vendas: Exemplos de locais de vendas que você pode criar no sistema: escritório, pousadas, site, desk hotel etc.

Vendas de hotéis por área: relação de vendas agrupado por hotel ou pousada.

Como em toda venda ou reserva você deve informar o local de venda (*), a qualquer momento você pode gerar um gráfico que mostra os locais que vendem mais, valores e porcentagens. (*) Também é possível definir um local de venda padrão e só alterar quando necessário.

Expert, te auxiliando a ter o verdadeiro gerenciamento de sua empresa.

Telas de relatórios gerenciais:

DRE E PLANOS DE CONTAS

A principal peça da contabilidade gerencial é um relatório chamado DRE (Demonstração de Resultados do Exercício). Ele traz um resumo das receitas e despesas e o lucro final.

Ele é filtrado pela data de competência. No caso de receitas e despesas diretas, a data de competência é a data de saída do pax ou a data do último passeio. No caso de despesas diversas, a data de competência é a data de referência. Por ex, um salário de setembro pago no início de outubro terá como data de referência o dia 30/09. O mesmo vale para os impostos. Ou seja, data de competência ou referência é a data do fato gerador.

Outro detalhe importante é que no Regime de Competência não importa se está quitado ou não. Por ex, se uma fatura está gerada, já conta como receita, mesmo que o cliente não pagou ainda. O mesmo vale para as despesas.

A base de tudo isso é o Plano de Contas. O plano de contas do Expert é dividido em 4 grandes grupos: ativo, passivo, receitas, despesas.

O que importa para a DRE são as contas de receitas e despesas. As contas de receitas são geralmente poucas. O grande desdobramento está nas contas de despesas.

Exemplo:

4.01 – DESPESAS DE SERVIÇOS
4.01.01 – MOTORISTAS
4.01.02 – GUIAS
4.01.03 – INGRESSOS
4.01.04 – TAXAS
4.01.05 – RESTAURANTES, etc.

4.02 – DESPESAS ADMINISTRATIVAS
4.02.01 – ÁGUA
4.02.02 – LUZ
4.02.03 – TELEFONE
4.02.04 – INFORMÁTICA
4.02.05 – CONTABILIDADE, etc.

4.03 – DESPESAS COM VEÍCULOS
4.04 – FUNCIONÁRIOS

planos-de-contas-expert-sistema-turismo-receptivo

Telas de DRE e plano de contas:

CENTROS DE CUSTOS

Provavelmente você já está familiarizado com o conceito de centros de custos. Eles são departamentos (físicos ou virtuais) que você cria dentro de sua empresa para ter um melhor controle das receitas e despesas. Exemplos de centros de custos que você pode criar dentro do Sistema: receptivo , emissivo, administrativo, comercial .

centro-de-custos-expert-sistema-turismo-receptivo

A maioria dos lançamentos já estará associada automaticamente a um centro de custo.

O que precisará ser classificado são as despesas diversas lançadas no Contas a Pagar.

E mesmo para essas despesas será possível associar um centro de custo a cada fornecedor de forma que praticamente a totalidade dos lançamentos seja classificada automaticamente.

De posse desses dados você terá dois relatórios:

  • Extrato de centros de custos: detalhado, com todos os lançamentos
  • Saldos de centros de custos: resumido, somente com o montante final de receitas, despesas e lucro por departamento.

Expert, te ajudando a controlar seus centros de custos para que eles virem centros de lucros.

Telas de centros de custos:

COMUNICAÇÃO ENTRE USUÁRIOS

Uma boa comunicação não é falar bonito mas sim se certificar de que seu interlocutor entendeu perfeitamente o que você quis dizer.

No caso de funcionários é também lembrá-los do que eles precisam fazer.

Pensando nisso a Expert desenvolveu esse módulo de comunicação dentro do próprio Sistema em que o Administrador pode incluir tarefas e lembretes para cada usuário.

Toda vez que um colaborador fizer login será lembrado das suas pendências e poderá fazer comentários, mas somente o Administrador poderá dar uma tarefa como concluída para que ela não apareça mais para o usuário.

Expert, ajudando você também a ter uma boa e eficiente comunicação.

comunicacao-entre-usuarios-expert-sistema-turismo-receptivo

Telas de comunicação entre usuários:

Open chat
Precisa de ajuda?