VÁRIOS RECURSOS INTEGRADOS
EM UM ÚNICO SISTEMA

Para que o Expert seja cada vez mis robusto e eficaz, vários módulos foram criados e integrados fazendo com que todo o seu controle seja concentrado em um único lugar.

diversos-expert-sistema-turismo-receptivo

MULTI EMPRESAS

Muitos sistemas não tem esse recurso. Quando você abre uma nova empresa, precisa duplicar o sistema (como se fosse um segundo sistema).

No Expert, além de ter esse recurso, há duas formas de ser multi:

Empresas 1, 2, 3, etc.

Nesse caso, apesar de estar tudo dentro do mesmo banco de dados, os dados estão totalmente separados. Por ex, um cliente da empresa 1 não é visível na empresa 2.

Quando devo usar essa forma? Quando os negócios não tem semelhança entre si. Por ex, a empresa 1 é uma agência de turismo e a empresa 2 é uma consultoria.
Isso é algo que você não sabia. Você pode usar o Financeiro do Sistema para controlar empresas e negócios que não tenham nada a ver com o turismo. Poderá controlar clientes, contas a receber, fornecedores, contas a pagar, caixa, bancos e tirar DRE (Balanço).

Lojas (filiais)

Nesse caso há somente a empresa 1 dentro do Sistema mas dentro dela pode haver inúmeras filiais. Nesse caso os dados são compartilhados. Um cliente, por ex, só precisa ser cadastrado uma única vez que já esta disponível para ser usado por qualquer filial. Reservas, faturas, contas a pagar, etc ficam tudo junto mas podem ser filtrados por filial. O mesmo se aplica aos relatórios.

Se você trabalha bastante com regular também há um benefício extra fantástico. Passageiros que adquiriram seus passeios em diferentes filiais ou mesmo em outros canais de vendas (site, por ex) podem ser escalados no mesmo veículo, gerando uma grande economia de escala. Falando em site, o mesmo pode entrar como uma loja no Sistema. Expert, sendo multi com você.

Telas do multi empresas:

SEGURANÇA

Segurança é sempre uma preocupação. Ninguém gosta que seus dados caiam em mãos erradas ou que funcionários não autorizados acessem dados confidenciais.

O principal recurso de segurança no Sistema é o Cadastro de Usuários.

Nele você pode definir várias permissões (cadastros de clientes, fornecedores, tarifários, reservas, contas a receber, contas a pagar, controle bancário, relatórios gerenciais, etc).

Quando você concede uma permissão, você também pode definir se o acesso será total ou somente leitura.

Por exemplo, você pode conceder acesso total a reservas mas somente consulta a tarifários.

Se você leu o tópico “Diversos – Multi Empresas” e tem várias empresas que não são semelhantes entre si, também poderá usufruir de um recurso que faz parte do programa de Permissões.

seguranca-expert-sistema-turismo-receptivo

Você poderá conceder uma determinada permissão para um usuário para que ele possa acessar determinada empresa mas não outra. Por ex, poderá conceder a determinado usuário que ele tenha acesso ao Contas a Pagar da empresa 1 mas não da empresa 2.

Outro detalhe de segurança é o bloqueio por data que impede que movimentos antigos sejam alterados por engano ou propositalmente.

Tela de cadastro de usuários:

AUDITORIA

Você pode ativar um recurso muito útil de auditoria chamado Log. Log é um registro super detalhado de todas as inclusões, alterações, exclusões e cancelamentos nas seguintes tabelas do Sistema:

– Ordens de serviço (vendas e reservas)
– Recebimentos de consumidor final
– Comissões
– Faturamento simples
– Faturamento unificado
– Contas a pagar

Se precisar saber quem baixou tal fatura, excluiu tal conta ou alterou o voo do pax, por ex, você conseguirá saber o nome do usuário, data e hora.

Como essas trilhas de auditoria geram uma grande quantidade de dados, geralmente são armazenadas num banco de dados separado.

Para quem tem servidor próprio, essa opção é ativada por padrão. Para quem hospeda o Sistema (banco de dados) na nuvem, essa opção é desativada por padrão porque pode aumentar os custos de hospedagem.

Quem tiver interesse deve nos procurar para avaliar as opções disponíveis.

auditoria-expert-sistema-turismo-receptivo

Como dito antes, é um registro muito detalhado de tudo que é feito em algumas telas no Sistema. Por ex, uma única reserva com 5 serviços pode gerar dezenas de registros de log. Um usuário leigo não consegue analisar isso sozinho. Por isso, dentro da manutenção ou aluguel mensal está incluído a assessoria para analisar os registros de log quando necessário.

E claro, essas consultas estão disponíveis somente ao Administrador do Sistema.

INTEGRAÇÃO COM SITES

É possível fazer. Mas não é simples. Existem milhares e milhares de sites de turismo no mundo vendendo passeios, transfers, pacotes, etc. Cada um com uma estrutura única. Um programa de conversão pode levar meses de desenvolvimento e possivelmente servirá só para aquele cliente. Justamente por isso que seu valor é cobrado à parte do software principal.

Grandes plataformas de comércio eletrônico como WooCommerce, Magento e outras geralmente tem uma API RESTFul que retornam os dados resultantes das consultas em formato JSON ou XML. Sites que não trabalham em cima de grandes plataformas podem exigir um acesso direto ao banco de dados.

Pontos de um bom programa de integração:
Primeiramente é preciso estudar com afinco o funcionamento da API ou a estrutura do banco de dados. Depois é preciso criar uma tabela de integração que o usuário possa editar sempre que necessário. Por ex, um transfer que tenha o código TRFIN001 no Sistema pode ser que tenha o código 123 no site. Na hora que o programa estiver importando os dados, o software precisa converter os dados para o formato do Sistema e fazer uma série de checagens.

Exemplos:
O cliente pode já existir. Se já existir, deve ser editado (atualizado). Senão,  deve ser incluído. Uma reserva pode já ter sido importada no job anterior. Se sim, deve ser ignorada. Se não, deve ser incluída, e assim por diante. Um programa de importação que fique rodando sem parar pode derrubar o site. Ao invés disso, ele pode ser agendado para rodar a cada 1h, por exemplo. Como dito no início, pode ser feito mas é um serviço complexo que demanda meses de programação e testes. E seu valor é a parte. Vale a pena se você tem um volume alto de vendas pelo site (por ex, dezenas de vendas por dia via e-commerce)

integracao-site-expert-sistema-turismo-receptivo

Relatórios Administrativos

Apesar disso ser óbvio não custa lembrar que os eventuais relatórios internos fornecidos pelo site se referem apenas aquele canal.

Sendo assim você precisará de um ERP completo que integre todos os canais e que forneça todas as ferramentas gerenciais, financeiras e operacionais que você precisa. Expert, crescendo com você.

SEO

Para serviços de SEO (Search Engine Optimization ou como fazer o Google exibir seu site numa posição melhor quando o usuário procura algum serviço que sua empresa oferece) recomendamos a Digital Prime Web Solutions, parceira da Expert Informática no desenvolvimento desse site.

Open chat
Precisa de ajuda?